Pare de reclamar, isso está roubando a sua energia!

Por Claudia Ramos Arruda 
Psicóloga

Você se sente cansado, desanimado e frustrado? Isso pode ser consequência do seu hábito de reclamar. A reclamação suga a sua energia física, psicológica e emocional. Reclamar pode parecer momentaneamente atenuante, mas, na verdade, é um hábito vicioso e um padrão mental negativo que, quando cultivado, prejudica a saúde e a resolução de problemas.
Aliás, o vocábulo reclamar também quer dizer, entre outros significados, “clamar novamente”, isto é, a cada vez que você reclama de algo acaba atraindo para sua vida a mesma situação. Isso explica todas as vezes que você se perguntou: mas de novo isso? Por que quanto mais eu corro, mais perseguição me aparece? Exatamente por que você está “clamando” por essa situação repetidamente.
A reclamação deixa seu campo vibracional tão pesado, que inconscientemente você pode pode ser influenciado ou até influenciar os outros com sua carga negativa. Quando todas as pessoas ao seu redor começarem a ficar repetitivas, seu trabalho enfadonho, sua vida e sua casa monótona e você estiver reclamando muito é hora de repensar seu comportamento e mudar seu campo energético.
Para Trevor Blake, empresário e autor do livro "Three Simple Steps: A Map to Success in Business and Life" (Três passos simples: um mapa para o sucesso nos negócios e na vida), o cérebro funciona como um músculo, se você fica muito tempo escutando alguém ser negativo, você está mais propenso a se comportar dessa maneira. A pesquisa revela ainda que a exposição a 30 minutos de negatividade - incluindo ver um material ruim na televisão - na verdade descasca neurônios no hipocampo, ou seja, o cérebro fica "anestesiado”, rendendo menos.
Confira a seguir algumas dicas para lidar com suas insatisfações diárias, sem apelar para as reclamações:

Permita-se:
*Se alguém sugerir um livro, arrume um tempinho para ler;
*Aprenda algo novo,  um novo curso, mesmo que você não esteja tão animado, porque este simples movimento de sair da monotonia já estimulante;
*Faça um passeio, visite um amigo, trace novas rotas e descubra lugares e pessoas diferentes. 

Assuma as responsabilidades:
Não culpe as pessoas ou situações pelas situações difíceis em sua vida. Entenda que as situações, por mais negativas que sejam, oferecem a oportunidade de aprendizado e superação. Permita-se desapontar por um segundo, mas em seguida respire fundo e pense na solução do problema. Afinal, colocar-se como vítima é uma forma totalmente negativa e improdutiva de seguir adiante.

Faça todos os dias algo que você ama
Aquele esporte que você ama, as suas séries favoritas,  cozinhar … existem milhares de possibilidades pra você esquecer um pouco da rotina. Essa é uma oportunidade interessante para resgatar sua própria essência e distrair a mente de pensamentos negativos.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filosofia de Zygmunt Bauman, o pensador da modernidade líquida